IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Angola junta-se aos checos para outros ‘voos’ na agropecuária e indústria

Victória Maviluka
22/2/2024
1
2
Foto:
DR

João Lourenço ressaltou a agricultura “bastante desenvolvida” do país da Europa Central. Angola e República Checa assinaram um Memorando de Entendimento para o relançamento da cooperação bilateral.

O Executivo angolano elencou a agropecuária e as indústrias extractiva e transformadora entre os domínios a explorar nesta nova era de cooperação com a República Checa, assinalada com a visita oficial, nesta semana, do Presidente da República, João Lourenço, àquele país da Europa Central, a convite do homólogo Petr Pavel.

Durante a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre consultas políticas entre os dois países, o Chefe de Estado angolano referiu que a República Checa é um país que tem a agricultura “bastante desenvolvida”, igualmente a indústria, e que Angola “está interessada” em cooperar nos domínios da agropecuária, indústrias extractiva e transformadora, ensino superior, ciência, tecnologia e turismo.

“A vontade política acaba de ser manifestada ao mais alto nível, ao nível dos Chefes de Estado, daqui para frente, não só os executivos dos dois países têm muito trabalho por realizar, como, também, a própria sociedade civil dos dois países, sobretudo, representada pelas classes empresariais, que têm, então, de se aproximar, identificar oportunidades, fazer os investimentos que julguem importantes fazer, no sentido de que ambas as partes saiam a beneficiar”, disse João Lourenço, citado pela RNA.

Empresas checas prontas a dar vida à cooperação

Petr Pavel, Presidente da República Checa, disse que muitos empresários do seu país se mostraram disponíveis a explorar as oportunidades de negócio que Angola oferece.

“Nós fizemos o primeiro passo hoje [quarta-feira, 21, em Praga, capital do país], muitas empresas checas já exprimiram o seu interesse em colaborar com Angola. Onde há boa vontade, há, também, modos de realizar os planos, e acho que os resultados serão visíveis, dentro em breve”, perspectivou.

Citou que, além do sector de extracção de minerais, os checos estariam interessados em explorar o sector da agricultura, produção de alimentos, compra de minerais, desenvolvimento da indústria, transportes terrestre e aéreo, saúde, agricultura inteligente e estudos geológicos.