IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

BAD injecta 1 milhão USD no Crédit Agricole de Marrocos para financiar projectos verdes

Teresa Fukiady
2/2/2026
1
2
Foto:
DR

Esta iniciativa visa posicionar o Crédit Agricole de Marrocos como um actor do financiamento climático e do desenvolvimento sustentável no Reino.

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) concedeu 1 milhão de dólares ao Grupo Crédit Agricole du Maroc (GCAM) para apoiar a estruturação e o financiamento de projectos verdes no país. O apoio insere-se num programa de assistência técnica, lançado em Rabat através da Iniciativa para os Bancos Verdes Africanos. 

O objectivo é reforçar as capacidades institucionais, operacionais e financeiras do GCAM, para facilitar a mobilização de capitais concessionais e privados, a identificação e estruturação de projectos verdes, o seu financiamento e o acompanhamento do seu impacto climático.

Em apoio às prioridades marroquinas em matéria de transição ecológica, esta iniciativa visa posicionar o Crédit Agricole de Marrocos como um actor do financiamento climático e do desenvolvimento sustentável no Reino, assinala uma nota do BAD a que a  revista Economia & Mercado teve acesso.

“Com este lançamento, o programa entra na sua fase operacional e contribuirá para a implementação dos Quatro Pontos Cardeais do presidente do Grupo Banco, Dr. Sidi Ould Tah: Mobilizar os recursos financeiros de África; Reformar e consolidar as instituições financeiras; Tirar partido do crescimento demográfico do continente e Investir em infra-estruturas resilientes ao clima, criando simultaneamente valor”, lê-se no documento.

Para o responsável pelo escritório nacional do BAD em Marrocos, Achraf Tarsim, a parceria confirma a capacidade das instituições africanas de desempenhar um papel estratégico no financiamento de projectos climáticos ambiciosos: “Com realizações estruturais de forte impacto, Marrocos consolida a sua posição como país de referência em matéria de financiamento verde à escala continental”.

Por sua vez, o diretor-geral adjunto do GCAM, Mustapha Chehhar, considera que através desta iniciativa, o Grupo Crédit Agricole de Marrocos consolida a sua liderança no financiamento verde e alarga progressivamente o seu campo de intervenção para além da agricultura, da agro-indústria e do mundo rural, para acompanhar também os investimentos em sectores estruturais, tais como infra-estruturas resilientes e conectividade, em apoio à transição climática e ao desenvolvimento sustentável do Reino.

Com realizações estruturais de forte impacto, Marrocos consolida a sua posição como país de referência em matéria de financiamento verde à escala continental

A assistência técnica do BAD terá foco em sectores de elevado impacto, incluindo agricultura sustentável, desenvolvimento rural, gestão da água, energias limpas, infra-estruturas resilientes e conectividade. O programa permitirá ainda alinhar os financiamentos do GCAM com normas internacionais de financiamento climático.

O programa insere-se mais amplamente no âmbito da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) de Marrocos e reforça o alinhamento dos fluxos financeiros nacionais com as prioridades climáticas do Reino. Abre também o caminho para o acesso ao financiamento climático internacional e à mobilização de capitais privados para projectos estruturais capazes de apoiar a transição ecológica e o desenvolvimento sustentável.

Desde 1978, o Banco Africano de Desenvolvimento já mobilizou cerca de 15 mil milhões de euros em mais de 150 projectos em Marrocos, abrangendo sectores estratégicos como transportes, protecção social, água e saneamento, energia, agricultura, governação e sector financeiro.