IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

CX-Angola representa o País no fórum de Kigali

Fernando Baxi
19/9/2025
1
2
Foto:
DR

Fórum reuniu especialistas de vários países para debater o futuro da “Experiência do Cliente em África”, tendo em atenção a experiência do cidadão nos serviços públicos.

A Customer Experience Angola representou o País no “Africa CX Leaders Forum 2025”, realizado em Kigali, capital do Ruanda, de 11 a 12 de Setembro, informou a organização em comunicado enviado à imprensa. 

No encontro (considerado) pan-africano, que reuniu líderes empresariais e institucionais para debater assuntos ligados ao atendimento do cliente, Virgílio Alves, fundador da CX-Angola, foi o representante da comitiva angolana.

O representante angolano no “Africa CX Leaders” interveio em dois painéis “Leading Effective Voice of the Customer Programs” e “Shaping the CX Profession at National Levels”. Participou, igualmente, em duas comissões de trabalho.    

Na primeira (Comissão do Plano Estruturante de Governança da Experiência do Cliente no Sector Público), Virgílio Alves apresentou o panorama de Angola e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). 

A participação na segunda (Comissão de Pesquisa do Índice Africano de Experiência do Cliente), o representante angolano focou-se na metodologia de recolha e gestão de informação para suporte à experiência do cliente.   

“Foi com enorme orgulho e responsabilidade acrescida mostrar que Angola está comprometida com a agenda da inovação e da experiência do cliente”, afirmou Virgílio Alves, satisfeito por representar o País no evento. 

O representante angolano na última edição do “Africa CX Leaders Forum” disse ter adquirido experiências internacionais que podem inspirar Angola. A título de exemplo, o programa Irembo do Ruanda que integra o customer scorecard, ferramenta para medir a qualidade dos serviços públicos.          

O fundador da CX-Angola chamou ainda atenção para a necessidade de o Estado e as empresas privadas incorporarem (de forma estruturada) áreas de experiência do cliente nas organizações, a fim de reforçar a qualidade do atendimento e confiança institucional.     

“O mais importante é garantir consistência e inovação para que Angola continue a se afirmar como actor de referência na experiência do cliente em África”, afirmou Virgílio Alves.

De acordo com o comunicado da CX-Angola, o fórum reuniu especialistas de vários países para debater o futuro da “Experiência do Cliente em África”, tendo em atenção a experiência do cidadão nos serviços públicos e o papel da liderança na integração do CX nas estratégias empresariais.

O fórum abordou, igualmente, a implementação de tecnologias adaptáveis à realidade africana e programas de voz do cliente para tomada de decisões.