IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Embaixada dos EUA em Luanda retoma actividade nas redes sociais após ‘shutdown’

Teresa Fukiady
5/2/2026
1
2
Foto:
DR

Missão diplomática tinha informado que deixaria de actualizar a conta oficial no Facebook por conta do ‘shutdown’ no governo.

A Embaixada dos Estados Unidos em Luanda retomou, nesta quinta-feira, 5, a actividade nas redes sociais, dias após ter anunciado a suspensão das actualizações regulares devido à interrupção temporária das dotações orçamentais do governo norte-americano, apurou a E&M.

Na segunda-feira, 2, a missão diplomática norte-americana no País tinha informado que deixaria de actualizar a conta oficial no Facebook por conta do ‘shutdown’ no governo. 

O regresso foi assinalado com uma mensagem de felicitação a Angola pelo 4 de Fevereiro, data que marca o Início da Luta de Libertação Nacional. Na mensagem publicada um dia após a efeméride, a Embaixada justifica o facto com a suspensão temporária de serviços do Governo dos Estados Unidos.

“Devido à suspensão temporária de serviços do Governo dos Estados Unidos, não nos foi possível partilhar esta mensagem no próprio dia. Com o regresso às actividades hoje, não poderíamos deixar de expressar os nossos votos e reconhecimento”, lê-se na publicação.

A paralisação nas publicações das redes sociais da Embaixada dos Estados em Luanda e de outras missões norte-americanas no mundo foi em consequência da não aprovação de uma série de orçamentos que estavam pendentes e que foram aprovadas nesta terça-feira, 3.

O Governo dos Estados Unidos tinha entrado em paralisação parcial no sábado (31), apenas três meses após o mais longo “shutdown” da história recente do país, ocorrido em Outubro e Novembro de 2025. 

A recente crise orçamental teve como principal ponto de divergência o financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS), tutela que inclui o Serviço de Imigração e Alfândegas (Immigration and Customs Enforcement - ICE), após as mortes a tiros de dois manifestantes durante as operações anti-imigração.

Os democratas defenderam o bloqueio do orçamento do DHS em desacordo com operações conduzidas pela agência. O impasse levou a negociações separadas: cinco dos seis projectos orçamentais foram aprovados, enquanto o pacote relativo ao DHS deverá ser objecto de novas conversações nas próximas semanas.