A Embaixada dos Estados Unidos em Angola e São Tomé e Príncipe realiza, na quinta-feira, 12, o debate final do American Spaces English Debate Academy (ASEDA), na Mediateca de Luanda, uma iniciativa de formação em debates em língua inglesa dirigida a jovens angolanos.
Lançada em Julho do ano passado, a iniciativa reuniu 20 alunos do ensino médio e 20 do ensino superior, escolhidos através de um processo competitivo. Durante três meses, os participantes tiveram sessões semanais de treino focados em fluência em inglês, liderança e iniciativa, trabalho em equipa, comunicação estruturada, pensamento crítico e argumentação.
Segundo uma nota da missão diplomática norte-americana, o evento de encerramento contará com a presença da Chefe da Missão e Encarregada de Negócios dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe, da Miss Angola Universo 2025 e de representantes de empresas norte-americanas como Africell e Coca-Cola Angola, que compõem o júri.
O ASEDA insere-se no programa American Spaces, plataforma de intercâmbio cultural e educacional que promove o ensino da língua inglesa e o desenvolvimento de competências académicas e profissionais entre jovens. A iniciativa é ainda enquadrada na campanha Freedom 250, que assinala os 250 anos da Declaração de Independência dos Estados Unidos.
De acordo com a organização, o debate constitui um exemplo concreto de valores como a liberdade de expressão, igualdade e participação cívica, ao promover o diálogo aberto, o respeito por diferentes perspectivas e a troca construtiva de ideias.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












