IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

João Lourenço trabalha em frança onde vai reforçar cooperação bilateral

José Zangui
17/5/2021
1
2
Foto:
DR

O Presidente, João Lourenço, chegou ao princípio, da noite de ontem, domingo, a Paris, França, para participar na Cimeira sobre a economia do continente africano.

A Cimeira sobre Economia em África, a realizar-se terça-feira, 18, por iniciativa do Governo francês, visa atrair investimentos para os sectores público e privado africanos, a fim de fazer face à subida das taxas de juro, consequência da Covid-19 no sistema económico mundial.

A ideia é implementar meios financeiros para relançar as economias dos países africanos, porque, apesar do continente ter sido menos afectado pela pandemia, a previsão é do seu Produto Interno Bruto (PIB) recuar, este ano, 2,1 por cento.

A visita prevê um encontro privado com o presidente francês, Emmanuel Macron, onde será abordado o reforço da cooperação bilateral. Os dois estadistas têm igualmente em vista o reforço da parceria nesta nova fase de diplomacia, que se pretende dinâmica, conforme disse no princípio de Março, em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian.

Reunião com grupos empresariais

O Presidente da República manteve um encontro em separado com responsáveis de três grandes grupos empresariais franceses, da área da banca, sistemas espaciais e águas, informou o Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola (CIPRA).

No encontro que teve lugar à margem da cimeira sobre economias africanas, Bertrand Camus, presidente da Sociedade Francesa de Suez, uma multinacional ligada a sistemas de tratamento de águas residuais e saneamento, entre outras áreas empresariais, foi o primeiro homem de negócio recebido por João Lourenço.

O Chefe de Estado recebeu também Thibaud Foucard, presidente do Banco Rostchschid e concluiu os trabalhos da manhã com uma audiência a Jean Marc Nasr, vice-presidente Executivo de Sistemas Espaciais da AIRBUS.

“A Airbus, das maiores produtoras de aviões do mundo à semelhança da norte-americana Boeing, executa desde há algum tempo o satélite angolano de reposição ao ANGOSAT 1, que não teve missão bem-sucedida no espaço”, salienta o CIPRA.

Segundo a Lusa, João Lourenço se vai reunir também, de acordo com o Rádio Nacional de Angola (RNA), com os seus homólogos francês, Emmanuel Macron, e sul-africano, Cyril Ramaphosa, além mais um encontro bilateral (na terça-feira) com o primeiro-ministro português, António Costa.

A cimeira sobre financiamento das economias africanas, que decorre esta terça-feira em Paris, conta com a participação de líderes africanos e europeus para discutir questões relacionadas com a dívida dos países africanos, o investimento privado, a construção de infra-estruturas e as reformas económicas nos países africanos.