O Presidente dos Estados Unidos da América elogiou o empenho do Chefe de Estado na busca da paz e estabilidade no continente.
Joe Biden ressaltou o envolvimento de João Lourenço na pacificação da Região dos Grandes Lagos, em particular na República Democrática do Congo.
Joe Biden falou dos vários investimentos do seu país em Angola, em particular, e no continente africano, em geral, reafirmando que os EUA estão comprometidos com o futuro do continente.
A deslocação de João Lourenço a Washington enquadra-se nas comemorações dos 30 anos de relações diplomáticas entre Angola e os EUA.
Actualmente, Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana, sendo que o petróleo é um dos principais activos dessa parceria estratégica.
A par do sector do petrolífero, ressalta à vista projerctos na energia renovável, onde foi aprovado um financiamento de 900 milhões USD, no quadro dos projectos desenvolvidos pela companhia americana Sun África.
No domínio das infra-estruturas, foi aprovado, este ano, 363 milhões USD para a companhia americana Acro Briz, que vai construir pontes metálicas nas18 províncias do país.
No Corredor do Lobito, na província de Benguela, os EUA contam investir 250 milhões USD, havendo ainda vários outros projectos ligados à área da digitalização, entre outros projectos.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)