IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Moeda em circulação aumenta 11,25% em Dezembro

Fernando Baxi
2/2/2026
1
2
Foto:
DR

Aumento da base monetária reforça a ideia de que o BNA adoptou uma política monetária expansionista, visto que os bancos tiveram a possibilidade de aumentar a liquidez.

O volume de notas e moedas em circulação na economia aumentou quase 11,25% no mês de Dezembro de 2025, face a Novembro do mesmo ano, ao passar de 956,85 mil milhões para 1,06 bilião de Kwanzas, concluiu a E&M com base na informação divulgada pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

A injecção de mais dinheiro na economia, no último mês do ano passado, segundo a crítica, elevou o nível de liquidez e, consequentemente, terá equilibrado o poder de compra das famílias, pois o BNA conteve a inflação.

O aumento pode reflectir sazonalidade, pois Dezembro é mês de natal e fim do ano. Neste período, há mais saques, pagamentos de bônus e movimentação financeira. Também indica a adopção de uma estratégia expansionista por parte do banco central a fim de estimular a economia.

Ainda no último mês de 2025, o BNA, sob governo Tiago Dias, levou em 5% a base monetária, comparativamente a Novembro do mesmo ano, passando de 4,12 para 4,34 biliões Kz. Os cálculos (feitos com base nos dados do banco central) indicam que houve um aumento de 212,64 mil milhões Kz.     

O aumento da base monetária reforça a ideia de que o BNA adoptou uma política monetária expansionista em Dezembro último, visto que os bancos tiveram a possibilidade de aumentar a liquidez por via dos depósitos mantidos no banco central. Daí ser chamada de moeda de alta potência.

Face à estratégia do BNA, os bancos também puderam emprestar mais dinheiros. No período em referência, as reservas obrigatórias no último mês do ano passado cifraram-se em 3,27 biliões Kz, contra 3,17 biliões Kz de Novembro, reflectindo um aumento de 3,3% (104,93 mil milhões Kz).

As reservas obrigatórias ‘encolheram’ 2,3%. Em Novembro, estavam cotadas em 2,63 biliões Kz, no mês seguinte baixaram para 2,56 biliões Kz. Os números indicam que houve uma redução de pelo menos 61,43 mil milhões Kz.

Também se verificou uma redução nas reservas bancárias em moeda nacional e estrangeira. No primeiro segmento a queda foi de 4,28% e no segundo 0,3%, demonstrando a estratégia expansionista do banco central.