A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) anunciou hoje a conclusão do estudo de medição das emissões de metano para Setembro.
A informação foi avançada pelo representante da instituição, Guilherme Ventura, durante a terceira edição do Webinar – Descomplicar o Orçamento Geral do Estado (OGE), sob o tema “Resposta aos choques climáticos.
O estudo que visa desenvolver competências locais para a medição das emissões de metano e práticas de mitigação, está a ser realizado em colaboração com o Programa das Nações Unidas cuja apresentação ao público está prevista para finais de Setembro deste ano.
Guilherme Ventura avançou que está em projecção um Road-Map para a descarbonização do sub-sector de petróleo e gás. O objectivo é identificar as principais fontes de emissão; definir o inventário real de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no sub-sector de petróleo e gás em Angola, bem como propor oportunidades de redução das emissões dos GEE.
Visa igualmente recomendar possíveis opções para a compensação das emissões de carbono e a captura, armazenamento e utilização de carbono (CCSU); recomendar potenciais políticas e regulamentos para a gestão das emissões de carbono.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)