IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

OPEP+ anuncia aumento de produção para Outubro num contexto de alerta sobre reservas "insustentáveis"

Adnardo Barros
11/9/2025
1
2
Foto:

O relatório confirma ainda que, em Agosto, a procura global de petróleo bruto atingiu um recorde histórico de 106,9 milhões de barris por dia.

A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou esta quinta-feira, 11 de Setembro,  que o aumento previsto das reservas mundiais de petróleo é "insustentável", num relatório que analisa o impacto da recente decisão da OPEP+ em elevar a produção para Outubro em 137 000 barris por dia.

Apesar de a produção global ter atingido um pico em Agosto, a AIE destaca que a oferta continua a superar largamente a procura, levando a um crescimento médio de 2,5 milhões de barris por dia nas reservas no segundo semestre. Só em Julho, as reservas aumentaram 26,5 milhões de barris, marcando o sexto mês consecutivo de expansão.

A decisão da OPEP+, tomada no passado domingo, surge num contexto de procura enfraquecida e desequilíbrios persistentes no mercado, agravados por tensões geopolíticas e sanções internacionais. A agência sublinha que, sem uma inflexão significativa, a situação poderá deteriorar-se ainda mais.

Apesar do novo aumento acordado para Outubro, a AIE nota que a contribuição real do cartel ficará abaixo da meta teórica, com países como o Kuwait, o Cazaquistão e a Rússia a enfrentarem constrangimentos de produção. Em Setembro, o aumento efectivo ficou em 1,5 milhões de barris por dia, abaixo dos 2,5 milhões inicialmente previstos.

Para 2026, a AIE projecta um crescimento da procura de 2,1 milhões de barris por dia, atingindo um total de 107,9 milhões de barris diários. Cerca de um milhão desse aumento deverá vir da OPEP+, ainda que persistam incertezas relacionadas com as sanções à Rússia e ao Irão e a implementação da proibição europeia a produtos refinados de origem russa, prevista para entrar em vigor no início de 2026.

O relatório confirma ainda que, em Agosto, a procura global de petróleo bruto atingiu um recorde histórico de 106,9 milhões de barris por dia.