O Posto Fronteiriço de Paragem Única do Luvu, na província do Zaire, é inaugurado nesta quinta-feira, 19, num investimento de 47 mil milhões de Kwanzas, com o objectivo de modernizar os serviços integrados de fronteiras e aumentar as receitas aduaneiras para o Estado.
De acordo com José Leiria, PCA da Administração Geral Tributária (AGT), trata-se de uma infra-estrutura que vai trazer “maior comodidade, maior controlo, melhores condições de trabalho para os técnicos que desenvolvem as várias actividades estatais na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
“É diferente do que se processava até hoje: cada organismo de Estado fazia edificação da sua estrutura. Teremos no Posto Fronteiriço do Luvu áreas destinadas para a Administração Geral Tributária, Polícia Fiscal Aduaneira, Serviço de Migração Estrangeira, Polícia de Guarda Fronteira, áreas fitossamitárias destinadas para o Ministério da Saúde. Uma obra que vem congregar todas as actividades que são inerentes ao exercício fronteiriço”, esclareceu o gestor.
A modernização daquele frenético Posto Aduaneiro está alinhado com a implementação pelo País de Postos Fronteiriços de Paragem Única, um programa pensado ao nível do Comité de Gestão Coordenada de Fronteiras (CGCF) para facilitar as trocas comerciais com os países vizinhos, tal como noticiou a E&M por altura do lançamento da 1.ª pedra de construção da infra-estrutura, em Fevereiro de 2024.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












