A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), entidade gestora do MULTICAIXA Express, refuta, em comunicado divulgado nesta terça-feira, 17, que a plataforma tenha sofrido, nos últimos dias, algum tipo de ataque cibernético.
“Desmentir categoricamente as informações que circulam nas redes sociais e em alguns canais não oficiais sobre um suposto ataque cibernético à plataforma. Esta informação é totalmente falsa e infundada”, refere a empresa na nota.
Esclarece que o que se verificou recentemente foi uma “indisponibilidade temporária” dos seus serviços, resultante de um “constrangimento técnico inesperado” no acesso à aplicação MULTICAIXA Express.
Este problema, detalha o comunicado, ocorreu em consequência de uma intervenção de manutenção e actualização do sistema, “devidamente programada e executada” durante a madrugada desta terça-feira, 17.
“A nossa equipa técnica actuou de forma célere para estabilizar a plataforma assim que o problema inesperado foi detectado. O serviço encontra-se reposto e a operar com normalidade. Lamentamos qualquer transtorno que esta indisponibilidade temporária possa ter causado”, observa a EMIS.
No documento, a que a E&M teve acesso, a empresa aproveita a ocasião para reiterar que a plataforma “é segura” e “em nenhum momento a segurança do MULTICAIXA Express esteve comprometida”, afirmando que a integridade do sistema “mantém-se intacta”.
Alerta, por isso, contra eventuais aproveitamentos indevidos: “Alertamos todos os utilizadores para estarem atentos a possíveis tentativas de fraude ou campanhas de desinformacão (fake news) que procurem tirar partido indevido desta situação”.
E acrescenta: “Reafirmamos o compromisso e o empenho total da nossa equipa na melhoria contínua, no fortalecimento e na resiliência da infra-estrutura do MULTICAIXA Express, garantindo que continua a ser uma ferramenta de confiança para todos os angolanos”.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)










.jpg)

