O Presidente da República e líder da União Africana (UA), João Lourenço, viajou nesta quinta-feira, 12, para Adis Abeba, a fim de participar na 39.ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo de África, que vai marcar o fim do mandato de Angola na presidência da organização continental.
Após ter assumido, em Fevereiro do ano passado, a liderança rotativa da cúpula africana, o Chefe de Estado angolano estabeleceu entre as prioridades do seu mandato desenvolver uma agenda para a paz no continente e promover a construção de importantes infra-estruturas em África.
No âmbito destes propósitos, João Lourenço tem perseguido uma agenda preenchida na mediação para paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e promoveu, em Outubro do ano transacto em Luanda, a 3.ª Cimeira sobre o Financiamento de Infra-estruturas em África.
No evento que durou quatro dias, os Chefes de Estado e de Governo da União Africana adoptaram a Declaração da Cimeira de Luanda, que resultou, entre outras compromissos assumidos, na mobilização de 18 mil milhões de dólares para projectos estratégicos de integração e crescimento sustentável.
O evento, segundo observou João Lourenço na ocasião, foi concebido para facilitar o “diálogo de alto nível, para aprofundar os estudos técnicos dos projectos e, o mais importante, para se procurar alcançar os resultados concretos dos financiamentos” de projectos ferroviários, portuários, rodoviários, de energias renováveis, segurança hídrica, infra-estruturas urbanas e das tecnologias de informação e comunicação, no quadro da agenda de transformação digital.
“Nossa ambição é grande, nosso objectivo é o de construir as infra-estruturas que vão sustentar o desenvolvimento tecnológico rumo à electrificação e industrialização dos nossos países, do nosso continente, para garantirmos o futuro da nossa juventude e das gerações vindouras”, acrescentou.
No próximo fim-de-semana, na cidade de Adis Abeba, capital da Etiópia, João Lourenço conclui o seu mandato de um ano à frente da União Africana, passando o trono para a República do Burundi, anunciou, nesta quinta-feira, 12, em comunicado os Serviços de Imprensa da Presidência da República.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)






.jpg)





