O programa de governança para os próximos cinco anos do presidente cessante da Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola (CDOA), José Manuel Pacheco, inclui a institucionalização do curso superior de despachante, mediante a criação de um instituto especializado.
José Pacheco, que esteve à frente dos destinos da CDOA no último quinquénio (2021/2025), prometeu dialogar com o Executivo e parceiros internacionais para materializar o plano acima referenciado, bem como a construção de uma clínica.
O líder dos despachantes oficiais de Angola mostra-se disposto a dar continuidade à transformação estrutural daquela instituição, após ter conseguido superar a subordinação técnica e profissional à Administração Geral Tributária (AGT).
Também foi na liderança de José Manuel Pacheco (despachante oficial há mais de 25 anos) que se ajustou a tabela remuneratória dos profissionais do respectivo subsector e a autonomia financeira das Delegações Aduaneiras.
“São muitas conquistas alcançadas nos últimos dois mandatos que representam o período de maior transformação na história da CDOA. Em quatro anos, a instituição transitou de um modelo subordinado para uma organização moderna, independente e tecnologicamente avançada”, disse o presidente da instituição que concorre para mais um mandato.
A presidência cessante da CDOA disse ser responsável pela melhoria das condições sociais dos membros, principalmente a nível da saúde, ao implementar o seguro de saúde universal para os associados activos.
“Para a dignidade dos associados veteranos, criámos o seguro sénior (+65 anos) com custo integral assumido pela CDOA. De igual modo, apostamos no futuro, operacionalizando o Fundo de Pensões ENSA”, afirmou Pacheco.
As linhas de forças do manifesto eleitoral da lista liderada por José Pacheco foram “desenhadas” para responder aos desafios de um mercado globalizado e às necessidades humanas dos associados, passando pelo crescimento e prosperidade económica.
Licenciado em ciências da comunicação, direito e teologia, José Manuel Pacheco ascendeu à categoria de despachante oficial em 1989. No quinquénio 2008/2012 foi designado secretário da CDOA, posteriormente vice-presidente (2012/2021) e cinco anos depois presidente (2021/2025).

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












