IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Programa "Mentes Brilhantes de Angola" oferece bolsas de estudo no Reino Unido para jovens dos 14 aos 16 anos

Adnardo Barros
29/11/2025
1
2
Foto:
Andrade Lino

O programa, lançado oficialmente esta quinta-feira, em Luanda, tem como objectivo identificar talentos nacionais e proporcionar uma formação de excelência no exterior.

 Jovens angolanos, entre os 14 e os 16 anos, com elevado desempenho académico e residentes em qualquer uma das 21 províncias do país, podem candidatar se a bolsas de estudo integrais para formação no Reino Unido.

A oportunidade é oferecida pelo programa "Mentes Brilhantes de Angola", uma iniciativa da Moharra's Education, projecto da holding angolana Moharra's Invest, em parceria com o grupo britânico Dukes Education.

O programa, lançado oficialmente esta quinta feira, em Luanda, tem como objectivo identificar talentos nacionais e proporcionar uma formação de excelência no exterior, com a condição de que os estudantes regressem a Angola após a conclusão dos estudos para contribuir activamente para o desenvolvimento nacional.

A bolsa cobre todos os custos associados à formação, incluindo propinas, alojamento, subsídio de manutenção, despesas com visto e viagem. Além do suporte financeiro, os seleccionados terão direito a acompanhamento académico e de bem estar, mentoria em liderança e carreira. O programa assegura ainda uma colocação profissional nas empresas da Moharra's Invest ou em organizações parceiras, após o regresso a Angola.

As candidaturas decorrem de 10 de Dezembro de 2025 a 31 de Janeiro de 2026, através do site oficial do programa: https://angolabrilliantminds.com/pt/home. O processo de selecção compreende uma fase de pré selecção provincial, entre Fevereiro e Março de 2026, seguida de uma avaliação final nacional. Os resultados serão conhecidos entre Abril e Maio de 2026.

A directora global de Marketing e Recrutamento Estudantil na Dukes Education,  Henrietta Lightwood, , esclareceu o âmbito temporal do programa. "Inicialmente será por um período de 5 anos, sendo disponibilizadas duas bolsas anualmente". Esta abordagem assegura um investimento sustentado na formação de jovens talentos, totalizando dez bolsas ao longo da duração do programa.

Em declarações no evento de lançamento, Elizabete dos Santos, fundadora e administradora executiva da Moharra's Invest, descreveu o programa como um "investimento a longo prazo no capital humano angolano". "Funciona como uma ponte entre o talento local e a educação de excelência, construída com o propósito de trazer de volta conhecimento, liderança e inovação", afirmou.

A Dukes Education, parceira estratégica, será responsável pela mentoria e integração académica dos estudantes no sistema de ensino britânico. A angolana Fernanda Dias dos Santos, estudante de Engenharia Química e do Meio Ambiente na Cardiff Sixth Form Colleges, instituição integrada no grupo Dukes, foi anunciada como embaixadora da iniciativa.