IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Turismo, Paz e Cooperação Transfronteiriça: Desafios e Oportunidades para Angola

Amélia Carlos Cazalma
10/11/2025
1
2
Foto:
DR

O turismo contribui para a unidade nacional dos países receptores, graças ao reforço da preservação e divulgação das suas identidades culturais, bem como do seu património natural.

O turismo é apelidado, desde os meados do séc. XX, como uma actividade que promove e gera grandes desenvolvimentos sociais e económicos à escala mundial. Promove a troca de conhecimentos culturais à escala planetária, tem a capacidade de transformar territórios em palcos de lazer e recriação.

Constitui um sector estratégico da actividade económica, uma vez que assenta no dinamismo da iniciativa privada através de pequenas e médias empresas, as quais geram postos de trabalho e receitas em moeda estrangeira, estimulando um conjunto diversificado de outros sectores, como a saúde, a agricultura, a pesca, a indústria, a construção civil, as telecomunicações, os transportes e o comércio geral, entre outros.

Por outro lado, o turismo contribui para a unidade nacional dos países receptores, graças ao reforço da preservação e divulgação das suas identidades culturais, bem como do seu património natural (praias, parques naturais, fauna e flora).

A actividade turística viabiliza ainda a introdução de novas tecnologias, melhorias dos hábitos de higiene e de acesso a cuidados de saúde, o que, globalmente visto, eleva o nível de vida das populações.

Para além de fenómeno económico, o turismo é uma realidade social que se tem afirmado, num número crescente de países, como um dos factores de desenvolvimento das comunidades.

É uma das principais actividades económicas, sociais e culturais do mundo actual. Mesmo com as vicissitudes impostas pela pandemia da Covid-19, a actividade turística mostrou uma notável resiliência a nível global, ultrapassando as melhores previsões. Segundo revelação da Organização das Nações Unidas (ONU/OMT), houve um movimento considerável em 2024, em que 1,4 bilião de turistas viajaram para o exterior, promovendo uma receita no sector equivalente a US$ 2 triliões, o mesmo número que havia sido atingido em 2019 antes da pandemia de Covid-19, de 2020.

O turismo é uma realidade social que se tem afirmado, num número crescente de países, como um dos factores de desenvolvimento das comunidades

A ONU/OMT esclarece que mais de 300 milhões de turistas viajaram pelo globo no primeiro trimestre de 2025; tal quantidade inclui mais 14 milhões de pessoas do que no mesmo período de 2024, o que representa um crescimento de 5%.

O turismo também despertou a comunidade científica como objecto de investigação, devido à sua multidisciplinaridade. Por permitir uma interacção humana de grande envergadura, promove os destinos, incentiva a melhoria dos serviços.

Para além de fenómeno económico, o turismo é também uma realidade social que se tem afirmado, num número crescente de países, como um dos factores de desenvolvimento das comunidades.

*Professora Doutora e Activista Social

Leia este artigo na íntegra na edição 'Especial Independência' da revista Economia & Mercado, já disponível nas bancas.