A União Europeia orçamentou em 275 milhões de euros (cerca de 297,2 milhões de dólares) o financiamento a Angola em 2024, informou a comissária para as Parcerias Internacionais da organização comunitária, Jutta Urpilainen.
Em declarações à imprensa nesta quarta-feira, 21, em Luanda, após um encontro com Esperança Costa, Vice-Presidente da República, Jutta Urpilainen explicou que a cooperação entre a UA e Angola assenta no facto de aquela organização ver no País um “parceiro chave” para as acções de cooperação que se pretende reforçar.
Jutta Urpilainen esclareceu que o financiamento alocado para este ano a Angola estrutura-se em três eixos: “No que respeita ao Desenvolvimento humano, nomeadamente formação e educação profissional; no que respeita à Boa governação e luta anti-corrupção e no que respeita à Diversificação económica”.
30 milhões de euros para economia azul
No quadro da aplicação do ‘bolo’ do financiamento da União Europeia a Angola neste ano, a organização comunitária definiu a aplicação de 30 milhões em projectos de apoio à Economia azul.
O valor faz parte de um total de 90 milhões de euros previstos num acordo celebrado, nesta quarta-feira, 21, em Luanda, pela UA e o Ministério do Planeamento. Este financiamento prevê, igualmente, apoio a projectos ligados à Pesca, Justiça e Direitos Humanos.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)