IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Vidigal com sonho da promoção ‘esfumado’, Benson festeja regresso à Premier League, mas…

Victória Maviluka
22/4/2025
1
2
Foto:
DR

Sentimento agridoce para os angolanos: euforia pela promoção do Burnley mas incerteza sobre a continuidade de Benson no plantel. E mais: Vidigal também estará inseguro no Stoke City.

Um desfecho diferente para os dois jogadores angolanos que actuam no futebol inglês. A duas jornadas do ‘cair do pano’ da EFL Championship, Manuel Benson e André Vidigal já conhecem o balanço da época: o primeiro regressa à electrizante Premier League e o segundo deve conformar-se com a permanência na segunda divisão.

A jornada 44.ª da EFL Championship, disputada nesta segunda-feira, 21, tratou de definir os destinos dos clubes dos jogadores angolanos na próxima temporada. Com uma vitória caseira do Burnley frente ao Sheffield (2-1), o clube de Benson selou o apuramento para a cobiçada Liga inglesa.

Já quase com as contas da promoção hipotecadas, o Stoke City, que tem no seu plantel o médio angolano Vidigal, foi copiosamente derrotado por 6-0 pelo Leeds United (também já promovido, e partilha a liderança com o Burnley) e comprometeu definitivamente a corrida à primeira divisão.

Mas foi à distância que Manuel Benson e André Vidigal testemunharam os duelos que ditaram os destinos das suas formações para a próxima temporada do futebol inglês. A ausência dos angolanos nestas partidas atestou a época irregular que têm feito.

Benson e Vidigal nem sequer estiveram no banco nesta segunda-feira, 21. Uma mensagem de felicitação do treinador dos Palancas Negras revelou que Benson continua a recuperar da lesão contraída no duelo diante da Líbia, ao serviço da Selecção angolana.

“Parabéns pela subida à Premier League, Benson! Agora, olhos postos numa rápida recuperação física e em conquistar o título do Championship!”, foi desta forma que o técnico Pedro Gonçalves reagiu, na sua página oficial do Facebook, à promoção do Burnley à primeira divisão.

O histórico de lesões de Manuel Benson não é uma informação animadora para os angolanos que vibraram com a promoção do Burnley e, com ela, as expectativas de verem o jogador dos Palancas a desfilar nos relvados da Premier League, na época 2025/2026.

É que as estatísticas não mentem sobre o limitado contributo de Benson, 28 anos, na época prestes a findar: o craque angolano soma apenas 45 minutos, nos três jogos da EFL Championship em que foi lançado, com um tento apontado.

Com esta época irregular, motivada por problemas físicos cíclicos, é avisado que se levantem dúvidas sobre a inclusão de Benson no plantel com que o treinador inglês, Scott Parker, quererá ‘atacar’ o regresso do Burnley a uma das mais importantes Ligas de futebol do planeta.

Mas há mais um angolano com o futuro incerto na Inglaterra: André Vidigal, de 26 anos, que, em Março último, se estreou pelos Palancas, soma 10 jogos na presente época da segunda divisão inglesa, entretanto, o seu tempo em campo ao serviço do Stoke City resume-se num único jogo e alguns minutos de compensação – 95 minutos.