O Standard Bank Angola (SBA) foi responsável por 26% de todo o crédito concedido a economia real ao abrigo do Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola (BNA), o que segundo os dados daquela instituição representa um apoio directo à criação de mais de 6 mil postos de trabalho.
Contas feitas, a agricultura e a pesca juntos receberam 25% dos créditos concedidos, enquanto que o sector alimentar ficou com 43% dos créditos, seguido pelo sector da transformação que recebeu 32%.
A nota a que a E&M teve acesso, dá ainda conta que as empresas beneficiarias dos créditos, estão localizadas entre as províncias do Cuanza Norte, Cuanza Sul, Benguela e Namibe.
Recorde que o Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola aplica-se à concessão de crédito pelas Instituições Financeiras Bancárias, para a produção de bens essenciais que apresentam défices de oferta de produção nacional, a matéria-prima e o investimento necessário à sua produção, incluindo-se o investimento na aquisição de tecnologia, máquinas e equipamentos.