A Associação Angolana de Bancos (ABANC) realizou recentemente, em Luanda, um encontro com individualidades dos sectores da banca, agricultura e mineração de Moçambique a fim de fortalecer a cooperação empresarial e financeira dos dois países lusófonos, na região da SADC.
O encontro que ocorreu no âmbito da última visita oficial do líder moçambicano, Daniel Chapo, a Angola também serviu para estimular o investimento nos sectores citados, como se pôde depreender das declarações do presidente da ABANC, Mário Nascimento, o anfitrião.
“Acreditamos que o papel da banca é central no financiamento do desenvolvimento regional. Encontros como este criam pontes de oportunidade, confiança e prosperidade partilhada", afirmou Nascimento, convicto no fortalecimento da cooperação entre os dois lusófonos da SADC.
A realização do evento, disse Mário Nascimento, demonstra o empenho da ABANC na promoção da cooperação regional, na integração financeira africana e na construção de pontes sólidas entre os dois países que partilham valores, desafios assim como ambições comuns.
O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, transmitiu “a dinâmica de transformação” que está a ocorrer na economia angolana, o potencial da cooperação e de investimento que está a gerar.
O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, encerrou a cerimónia com palavras de apreço pela hospitalidade angolana e destacou o potencial de colaboração entre os dois países nos domínios da banca, agricultura, indústria e mineração.
Estiveram presentes no evento (realizado numa das unidades hoteleiras de Luanda) individualidades dos sectores público e privado, membros do corpo diplomático, bancários, empresários moçambicanos e angolanos.