A Sessão Especial em Bolsa da ACREP decorrerá entre 9h00 e 15h00 de quinta-feira, 07 de Março do ano em curso, informa uma nota da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) recepcionada hoje pela Economia & Mercado.
Segundo o documento, a referida materializa o apuramento dos resultados da Oferta Pública de Venda e de Subscrição, que decorrerá de segunda-feira, 19 de Fevereiro, a sexta-feira, 01 de Março deste ano.
A Oferta Pública de Venda da ACREP destina-se à alienação de 300.000 acções detidas pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC). Já a Oferta Pública de Subscrição refere-se à venda de 600.890 novas acções para auto-financiamento através do aumento do capital, perfazendo um total de 900.890 acções.
A nota informa que o apuramento será feito mediante critérios de rateio pré-definidos em prospecto, que terminará com a respectiva divulgação, no mesmo dia, no site da BODIVA em www.bodiva.ao.
“Em sequência, e após a liquidação física e financeira da oferta, realizar-se-á no dia 15 de Março de 2024, a sessão ‘Ring the Bell’ que marcará a admissão e livre transação das acções ordinárias da ACREP no Mercado de Bolsa de Acções ‘MBA’”, lê-se.
De acordo com o documento da BODIVA, a emissão de acções no mercado de bolsa representa um marco significativo do desenvolvimento do mercado de capitais nacional, uma vez que materializa a possibilidade de diversificação das fontes de financiamento de uma empresa de referência.
Com esta admissão, a ACREP junta-se ao BAI e ao BCGA no mercado de capitais, além de disponibilizar mais um produto financeiro para diversificação da carteira de investimento.
Fundada em 2003, a ACREP actua no sector de petróleo e gás em Angola e fora das fronteiras nacionais através da exploração petrolífera em campos maduros. Nos 20 anos de experiência, a empresa adquiriu 15% de Interesses Participativos no Bloco offshore 4/05 e de 5% no Bloco offshore 17/06 e 15% do Bloco terrestre Cabinda Norte (2005, 2006 e 2007).