A actividade empresarial moçambicana registou, em Dezembro passado, o terceiro mês consecutivo de crescimento, tendo alcançado o melhor desempenho em dez meses e encerrado o ano 2025 com sinais claros de recuperação gradual.
De acordo com o inquérito Purchasing Managers’ Index – PMI do Standard Bank Moçambique, divulgado esta segunda-feira, 5, o desempenho foi evidenciado pela melhoria generalizada da produção, do volume de encomendas e do emprego.
Em Dezembro, o índice PMI subiu de 50,8 em Novembro para 50,9 pontos, assinalando o terceiro mês consecutivo de melhoria das condições empresariais e a recuperação mais sólida dos últimos dez meses.
“O PMI do Standard Bank Moçambique subiu para 50,9 pontos em Dezembro, reflectindo a melhoria mais consistente das condições do sector privado em dez meses, com crescimento do emprego ao ritmo mais rápido desde Abril de 2023”, revela o inquérito.
Durante o período em análise, o relatório destaca ainda uma forte aceleração do emprego, visto que o índice de pessoas empregadas atingiu o nível mais elevado desde Abril de 2023, com aumentos registados em todos os principais sectores monitorizados pelo inquérito, incluindo serviços, comércio por grosso e a retalho, construção e indústria transformadora.
“As empresas justificaram o reforço das contratações com a melhoria da procura por parte dos clientes e com a necessidade de expandir a capacidade produtiva para responder ao aumento do volume de trabalho.”
Adicionalmente, o volume de novas encomendas cresceu pelo terceiro mês consecutivo, mantendo um ritmo acima da média histórica do inquérito, apesar de ligeiramente abaixo do pico de 17 meses registado em Novembro. Este aumento da procura, segundo o documento, permitiu um crescimento sustentado da produção, que subiu pelo sexto mês consecutivo.
“O dinamismo foi particularmente visível nos sectores dos serviços e do comércio, que lideraram o crescimento da actividade empresarial no final do ano”, lê-se.
No mesmo sentido, o índice de quantidade de aquisições registou, em Dezembro, o segundo crescimento mais rápido dos últimos três anos e meio, sinalizando maior confiança das empresas na evolução da procura. Paralelamente, os stocks de meios de produção aumentaram pela primeira vez em oito meses, reflectindo uma postura mais activa das empresas na preparação para níveis mais elevados de actividade em 2026.
Comentando os resultados, o economista-chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, salientou que as empresas moçambicanas demonstram um forte optimismo quanto ao desempenho futuro, reforçando o sentimento de confiança para o presente ano de 2026.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












