As reservas internacionais líquidas (RIL) aumentaram quase 1% (118 milhões USD) em Setembro de 2025, face a Agosto do mesmo ano, apurou a E&M com base na informação divulgada pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
Os registos do BNA indicam que no mês de Agosto do presente ano económico as RIL estavam quantificadas em 15,10 mil milhões USD. Em Setembro, segundo os dados observados, o valor dos activos externos de reservas (termo usado pelo FMI) passou para 15,22 mil milhões USD.
Apesar do aumento de 118 milhões verificado em Setembro do corrente ano, o montante das RIL está aquém do valor dos meses de Maio (15,71 mil milhões USD) e Junho (15,65 mil milhões Kz). Ainda assim, os activos externos de Angola no nono mês garantem mais de oito meses de importações.
O aumento de quase 1% nas RIL, no período em análise, segundo especialistas, sugere uma (ligeira) melhoria na posição externa de Angola. Do ponto de vista macro-económico, reforçam analistas, indica recuperação na balança comercial ou ainda menor pressão cambial.
Para os especialistas, o incremento das RIL é (geralmente) positivo porque terá reforçado a confiança dos investidores e dos mercados na capacidade de Angola cumprir obrigações externas. Também deu mais margem de manobra ao banco central (BNA) para intervir no mercado cambial.
De acordo ainda com a posição demonstrada por especialistas, o aumento das RIL, em Setembro quando comparado a Agosto, terá reduzido a vulnerabilidade externa, especialmente num contexto de dependência das exportações de petróleo (commodity de referência da economia nacional).
Se o aumento de 1% apenas representa uma recuperação pontual, defendem os críticos mais cépticos, o efeito será limitado. Mas, se faz parte de uma tendência sustentada de acumulação, pode indicar melhoria na balança de pagamento e maior estabilidade macro-económica.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)