O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, vai coordenar a "Comissão Interministerial para Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 50º Aniversário da Independência Nacional", a celebrar-se no dia 11 de Novembro de 2025.
Por orientação do Presidente da República, João Lourenço, expressa num despacho (a que a E&M teve acesso), Adão de Almeida será coadjuvado pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
A comissão, segundo o despacho, integra os Ministérios da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria; do Interior; Relações Exteriores; Finanças, Administração do Território; dos Transportes e das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social; Educação; Cultura e Turismo.
O Ministério da Juventude e Desporto; chefe do Serviço de Informação e Segurança do Estado, assim como o director do Cerimonial do Presidente da República também foram chamados para fazer parte da respectiva comissão.
A comissão, descreve o Despacho Presidencial, será apoiada por um grupo técnico coordenado pela secretária de Estado para a Administração do Território. Também integrarão os secretários de Estado e entidades equiparadas das instituições supracitadas.
Os governadores provinciais e administradores municipais vão coordenar as acções de âmbito local, pois o despacho assinado pelo Presidente da República, João Lourenço, determina igualmente a criação de comissões multissectorial para aquele fim.