A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) juntou, na última terça-feira, 1 de Julho, em Luanda, vários decisores públicos, entre auxiliares do título do Poder Executivo e deputados à Assembleia Nacional, bem como membros da sociedade civil, para apresentar os resultados de duas pesquisas sociais, nomeadamente o Estudo e Relatório de Monitoria Social sobre Implementação de Programas Públicos em 11 municípios do País.
Fala-se da Baía Farta, do Cubal e da Ganda (todos em Benguela), do Bailundo e da Caála (no Huambo), da Humpata e de Caluquembe (na Huíla), de Cacuso e Kiwaba Nzoji (em Malanje), do Kilamba Kiaxi e Cazenga (em Luanda).
Segundo Eurico Domingos, coordenador de projectos da ADRA, as análises dos respectivos estudos centram-se em três pilares sociais fundamentais, mormente Saúde, Agricultura e Ambiente.
Financiados pela organização Pão Para O Mundo (PPM), os estudos, em linhas gerais, contam com depoimentos de 436 beneficiários do projecto Lobby 3 (pertencentes a 64 associações e 32 cooperativas) e 51 gestores de administrações municipais.
À Economia e Mercado (E&M), Eurico Domingos explica que após lançamento nacional em Luanda, os estudos serão apresentados nas outras províncias de intervenção do projecto, além de serem partilhados com os principais actores, incluindo o nível mais alto da hierarquia do Estado, no caso a Presidência da República.
“Vamos partilhar com a Assembleia Nacional, os governos provinciais, as administrações municipais e com as lideranças comunitárias, para assegurar que, nos locais em que eles são chamados, aproveitem e facilitem com que as recomendações e as sugestões saídas deste estudo possam fazer parte do debate nos espaços formais existentes ao nível dos municípios”, acrescenta.
O especialista lembra que, antes da compilação do estudo final, os resultados preliminares foram partilhados com as administrações municipais, antes e após a revisão técnica da equipa do projecto.
No caso concreto de Luanda, Eurico Domingos refere que o relatório preliminar seguiu para a 4.ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)