O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou que os próximos projectos de energias renováveis no país deverão atrair pelo menos 21,9 mil milhões de dólares em investimento privado.
Citado pelo portal Energy Capital & Power, Ramaphosa refere que a África do Sul está a passar por uma revolução nas energias renováveis que deverá ser o motor mais significativo do crescimento e da criação de emprego durante a próxima década e mais além.
“Veremos mais destes projectos a tomar forma em todo o nosso país nos próximos meses e anos”, acrescentou o governante, além de assinalar o lançamento do maior empreendimento privado de energia solar do país, que entrou em funcionamento a 20 de Julho.
O projecto, que acrescenta 256 MW de capacidade de energia renovável à rede nacional, é composto por dois sistemas solares fotovoltaicos (PV – equipamento que consegue captar a radiação solar para transformá-la em energia eléctrica), com capacidades de 126 MW e 130 MW, respectivamente, como escreveu a imprensa moçambicana.
Situado na província de North West, o projecto foi desenvolvido pela empresa de energia solar SOLA Group e é utilizado para alimentar as operações do produtor mineiro Tronox nas províncias de KwaZulu-Natal e Western Cape.