O Banco Africano de Exportação e Importação (Afriximbank) anunciou, recentemente, a conclusão de uma linha de crédito sindicada a favor da SONANGOL no valor de 1,75 mil milhões USD para apoiar as necessidades operacionais e despesas de capital, previstas pela petrolífera angolana.
Na visão do vice-presidente executivo para a Banca Comercial Global do Afriximbank, Haytham Elmaayergi, a linha de crédito sindicalizada ilustra o compromisso da instituição em apoiar as empresas africanas do sector da energia e salvaguardar a capacidade de exportação, fundamental para a soberania macro-económica e a resiliência dos Estados-membros.
“Ao implementar estruturas inovadoras que proporcionam conforto aos credores, ao mesmo tempo que facilitam os requisitos de segurança tradicionais. Somos capazes de angariar capital muito necessário para sectores estratégicos.”, afirmou o quadro sénior daquele banco africano.
A transacção, avançou, ajudará também a SONANGOL a sustentar os fluxos de exportações, aumentar a disponibilidade de energia, apoiar a industrialização e a transformação económica de Angola, “contribuindo para o aumento da participação de África no comércio mundial”.
Com a linha de crédito sindicalizada (no valor de 1,75 mil milhões USD), o Afreximbank prevê igualmente que a petrolífera estatal angolana reforçe as estruturas comerciais ligadas à exportação, apoiando o objectivo do banco de aumentar a participação de África no comércio mundial e fortalecer a exportação de commodities estratégicas.
O Afreximbank, disse ter desempenhado um papel catalisador e orientado pelo balanço financeiro no financiamento, estruturação e sindicalização da linha de crédito, que se destina a fornecer crédito sustentável ao sector do petróleo e gás angolano, garantindo o reembolso aos credores.
“Em consonância com a estratégia do Banco de apoiar os líderes empresariais africanos em sectores estratégicos”, o Afreximbank disse ter ajudado a conceber uma estrutura inovadora e sem riscos que mitigue a volatilidade dos preços do crude e permita acordos de segurança flexíveis.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












