IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

AGT prevê gastar 14,8 mil milhões Kz em serviços de consultoria

Teresa Fukiady
28/1/2026
1
2
Foto:
DR

Valor representa perto de 7% do total de quase 210 mil milhões de Kwanzas (cerca de 228,4 milhões USD) previstos no Plano Anual de Contratação da AGT.

A Administração Geral Tributária (AGT) prevê gastar 14,8 mil milhões de Kwanzas (aproximadamente 16 milhões de dólares) em serviços de consultoria em 2026, com destaque para a transformação digital, tributação financeira e mineira e compliance e auditoria interna, segundo o Plano Anual de Contratação da instituição, consultado pela E&M. O valor representa perto de 7% do total de quase 210 mil milhões Kz (228,4 milhões USD) previstos no PAC da AGT.

Segundo o documento, a maior fatia destina-se à prorrogação de um contrato de serviço de consultoria e assessoria com a empresa AUPEC, sediada no Reino Unido, para consultoria especializada em matéria de tributação petrolífera e mineira e actualização do sistema e promoção do auto desempenho dos técnicos da AGT. Este contrato está avaliado em 6,4 mil milhões Kz (7 milhões de dólares).

Para serviços de consultoria em transformação digital, a entidade tributária prevê uma contratação orçada em 6 mil milhões de Kwanzas; enquanto no domínio do controlo interno, programou 2 mil milhões Kz (2,17 milhões USD) para consultoria especializada em compliance e auditoria interna. 

Já na área de apoio a processos de crimes tributários, estão previstas duas despesas: a prorrogação de um contrato em vigor desde 2025, estimado em 90 milhões Kz (98,1 mil USD), e uma nova contratação avaliada em 370 milhões Kz (403,3 mil USD). O plano inclui, também, 15 milhões Kz (16,3 mil USD) para programa de consultoria e formação em gestão de programas e projectos dirigido a engenheiros e arquitectos da instituição.

Paralelamente aos serviços técnicos, a AGT prevê gastar ainda mil milhão Kz na contratação de uma agência de comunicação que terá a missão de gerir a gestão da comunicação institucional, cobertura de eventos na mídia jornalística, redes sociais, canais de comunicação do Governo e outros. 

Há ainda um contrato de 60 milhões Kz (65,3 mil USD) para aquisição de serviços de gestão de redes sociais, além de mais de 100 milhões de Kwanzas destinados ao portal Platina Line, para serviços ligados ao controlo e gestão da imagem e reputação da instituição.