IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Alerta “vermelho” no país sobre surto de cólera na SADC

Redacção
8/2/2024
1
2
Foto:
DR

O surto deste ano foi agravado pelas chuvas e as inundações, que provocaram uma nova onda de casos.

O Ministério da Saúde lançou alerta sobre o redobrar de cuidados higiénicos face o surto de cólera em alguns países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Entre as medidas anunciadas está a lavagem frequente das mãos, manter a higiene pessoal de toda a família; tratar a água de beber colocando sempre cinco gotas de lixívia em recipiente de um litro ou duas tampas de gasosa cheias de lixívia num “bidon” com 20 ou 25 litros de água; ferver a água de beber durante 20 minutos.

Consta ainda das recomendações, a lavagem das frutas e os legumes com água fervida ou água tratada com lixívia; cozinhar bem os alimentos, bem como não fazer as necessidades maiores ao ar livre, usando sempre a latrina ou casa de banho.

O surto assola seis países da SADC, nomeadamente República Democrática do Congo, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi, Moçambique, República Unida da Tanzânia.

Dois destes países, a Zâmbia e a República Democrática do Congo, fazem fronteira com às províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje, Uíge, Zaire e Cabinda. Tendo uma intensa mobilidade de pessoas e bens entre Angola e as Repúblicas da Zâmbia e a República Democrática do Congo.

A cólera é uma doença grave e contagiosa, transmitida pelo consumo de água ou alimentos contaminados pelo micróbio desta, podendo levar à morte se a pessoa doente não for tratada rapidamente.