Angola desceu um degrau no ranking dos passaportes mais valiosos do mundo, passando da posição 92 para 93, segundo dados do Henley Passport Index 2024.
Partilhando a 93.ª posição com os Camarões, o documento angolano permite viajar sem visto em 53 países. Na anterior posição (92), o passaporte angolano tinha acesso livre a 55 países.
No seu site oficial, o Henley Passaport Index descreve a classificação histórica de Angola. De acordo com os dados, o passaporte angola foi mais valorizado em 2006, ocupando a 77.ª posição, tendo descido para a posição 79 no ano seguinte.
A lista é liderada pela França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha, cujos passaportes permitem viajar sem visto em 194 países.
Contrariamente, o Afeganistão, Síria, Somália, Iémen, Paquistão e Iraque têm os piores passaportes do mundo, segundo o Henley Passport Index 2024.
O Henley Passport Index avalia a classificação de um passaporte no espectro de mobilidade global, inclui passaportes de 199 países do mundo e 227 destinos de viagem diferentes.