IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Angola e Boeing juntas para modernizar TAAG

Fernando Baxi
18/6/2025
1
2
Foto:
DR

Segundo as previsões da Boeing Commercial Market Outlook, a África necessitará de mais de mil aviões nas próximas duas décadas para responder à demanda.

O Ministério dos Transportes rubricou recentemente, em Paris, França, um memorando de cooperação “estratégica” com a Boeing, no âmbito do programa que visa modernizar e tornar sustentável o sector da aviação civil no País, assinalou aquele departamento ministerial em comunicado.

De acordo ainda com o comunicado, o memorando define diversas áreas estratégicas de colaboração entre a TAAG e a Boeing, incluindo iniciativas para aumentar a eficiência operacional (através da transformação digital), reforçar as capacidades técnicas e de manutenção.

O ‘acordo’ prevê igualmente optimizar, expandir as redes de rotas e mercados, apoiar a modernização e o crescimento da frota nacional.

Para o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, a TAAG, Linhas Aéreas de Angola, tem sido uma “pedra angular” na aviação civil africana desde a fundação, daí ser essencial a companhia abraçar a inovação e modernização, embora mantenha  a vantagem competitiva em África. 

“Ao investirmos em tecnologias e práticas modernas, pretendemos posicionar a TAAG, Linhas Aéreas de Angola, como uma companhia aérea de referência em África, capaz de responder às exigências dos viajantes, contribuir para a diversificação e crescimento económicos de Angola”.

Aliado aos investimentos no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, o Executivo, como se pode depreender das declarações do ministro, está a lançar as bases para um sector da aviação sustentável em Angola.     

O vice-presidente sénior de Vendas e Marketing de Aviação Comercial da Boeing, Brad McMullen, afirmou que a parceria reafirma o compromisso da fabricante de aeronaves (uma das maiores do mundo) de apoiar o crescimento do sector da aviação civil em Angola e a contínua expansão das capacidades da TAAG, Linhas Aéreas de Angola.      

“Estamos ansiosos por dar continuidade a mais de 75 anos de apoio à aviação civil em África”, afirmou Brad McMullen, após a assinatura do memorando, no salão internacional de aeronáutica e espaço de Paris.       

Segundo as previsões da Boeing Commercial Market Outlook, refere o comunicado do Ministério dos Transportes, a África necessitará de mais de mil aviões nas próximas duas décadas para responder à demanda.

De uma maneira geral, como faz menção o comunicado, o memorando estratégico estabelece um quadro de colaboração entre a Boeing e a TAAG Linhas Aéreas de Angola com o objectivo de acelerar a modernização e a competitividade da indústria da aviação angolana.