O Instituto de Fomento Turístico de Angola (INFOTUR), de Angola, e o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) assinaram, nesta terça-feira, 11 de Junho, na Ilha do Sal, capital turística de Cabo Verde, um plano de acção do sector, de acordo com uma nota de imprensa enviada à redacção da Economia & Mercado.
O Memorando de Entendimento que deu origem a este plano de cooperação foi assinado entre os dois países em 2019 e determina a valorização da oferta e promoção dos destinos, captação de investimentos, formação técnico-profissional, participação nos principais eventos do sector e a troca de experiência.
De acordo com a nota, a assinatura do instrumento prevê, entre outras acções, a implementação da Taxa do Turismo em Angola, uma ferramenta “essencial” para a arrecadação de receitas e desenvolvimento sustentável do sector.
Fizeram parte deste momento o director geral do INFOTUR, Afonso Vita, e o director do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Humberto Lélis.
Além da assinatura do memorando, a visita oficial do ministro do turismo, Márcio Daniel, ficou marcada, também, por uma breve passagem pelas Zonas Turísticas Especiais (ZTE) de Cabo Verde, que estão divididas entre as de Turismo Integrado e as de Reserva e Protecção que, segundo a nota, fazem parte das principais estratégias de expansão da oferta turística local.
Na ocasião, o ministro Carlos Jorge Duarte Santos, de Cabo Verde, referiu que um dos segredos para o sucesso do turismo daquele país consiste na existência do Fundo do Turismo, alimentado pelas receitas provenientes da Taxa Turística.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)