A Sogrape é uma das maiores produtoras de vinhos portugueses, tem 80 anos de estrada, é proprietária da Casa Ferreirinha, e os seus produtos são grandemente aceites em Angola. Mercado onde factura cerca de 5 milhões de euros. Sendo que, soube a E&M, o impacto é de 2% no total das contas da empresa portuguesa com forte presença no mercado nacional.
Segundo o administrador para a área comercial, João Gomes da Silva, o vinho já não é um produto de elite e tal como em Portugal, em Angola, o vinho não está restrito ao consumo para acompanhar nas refeições.
João Gomes da Silva disse ainda que Angola é o maior mercado em África. Entretanto “perdeu alguma força no período entre 2014 e 2018 por conta da crise económica”, estando por agora numa visível fase de recuperação.
Questionado sobre a possibilidade de Angola vir a se tornar um produtor, disse saber sobre alguma produção de vinhos que se vai fazendo aqui, “mas não sei se Angola poderia vir a se tornar um bom produtor, é a minha primeira vez no país”.
Casa Ferreirinha Awards
Durante a primeira gala da Casa Ferreirinha em Angola, aconteceu também a premiação e distinção de alguns dos clientes e parceiros que mais se destacaram nessa caminhada dos muitos anos de presença daquela casa em Angola.
Entre os premiados com prémio denominado experiência, destacam-se o supermercado “Deskontão”, o restaurante “O convés” bem como a distribuidora “Temesgen”.
Por outro lado, foram distinguidas outras três instituições, nomeadamente a Casa dos Frescos, restaurante Pimm’s e Mega África.