O Governo de Angola, em parceria com o Banco Mundial, realiza, nesta quinta-feira, 5, em Luanda, a reunião inaugural de coordenação regional sobre o Corredor do Lobito, com o fito de acelerar o desenvolvimento desta infra-estrutura estratégica que liga o interior do continente africano aos mercados globais.
Descrita num comunicado da organização como uma reunião de “alto nível”, no encontro, estarão presentes altas entidades governamentais do país anfitrião, da República Democrática do Congo e da Zâmbia, juntamente com as lideranças de topo de organizações multilaterais e bilaterais, instituições financeiras e parceiros internacionais de desenvolvimento.
O evento, realça a nota, assinala o lançamento formal de um “novo e robusto mecanismo” de coordenação regional, com a “ampla participação” a sublinhar “o consenso e o compromisso colectivo” em torno da importância estratégica do corredor.
Segundo o documento a que a revista Economia & Mercado teve acesso, o principal objectivo da reunião é o alinhamento de prioridades estratégicas e o reforço da coordenação entre os três países africanos e os seus parceiros técnicos e financeiros.
A agenda centrar-se-á em acelerar a implementação de projectos estruturantes em áreas vitais como: Transporte ferroviário e logística integrada; Facilitação do comércio e modernização de infra-estruturas; Energia sustentável; Desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas e minerais e Promoção do desenvolvimento económico e social ao longo do corredor.
Reconhecido como uma das mais promissoras plataformas logísticas e económicas da África Austral e Central, o Corredor do Lobito assume um papel “cada vez mais crucial” na conexão económica do continente, destaca o comunicado.
Perspectiva que a reunião inaugure uma nova era de trabalho conjunto, “mais estruturada e regular, destinada a transformar o Corredor do Lobito num verdadeiro motor de integração regional, atracção de investimento privado e criação de oportunidades económicas e de emprego para a região”.
Ponte para acesso a mercados internacionais
O Corredor do Lobito, realça a nota, é uma infra-estrutura multimodal estratégica que se estende desde o Porto do Lobito, em Angola, atravessando o país e conectando-se às redes de transporte da República Democrática do Congo e da Zâmbia.
O seu desenvolvimento é visto como fundamental para desbloquear o potencial económico do interior da África Central e Austral, facilitando o acesso a mercados internacionais e promovendo o comércio intra-regional, conclui o documento.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












