IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Angola em destaque na Cimeira FT África 2025: 50 anos de independência e os desafios da transformação económica

Sebastião Garricha
21/10/2025
1
2
Foto:
DR

Programa também inclui temas como “Futuro das Finanças: Desbloqueando o Potencial de Capital de África”, “Missão 300”, “IA e infra-estruturas" e “Futuro da Fintech Africana”.

A sessão “Angola – 50 Anos de Independência e Transformação: O Que Vem a Seguir?” será uma das principais atracções da Cimeira África 2025 do Financial Times, que inicia esta terça-feira, 21, em Londres, e encerra amanhã, com enfoque na nova era de diversificação económica, reformas e parcerias globais.

O evento reunirá líderes africanos e globais para discutir as prioridades económicas e políticas de África, num contexto marcado por mudanças tecnológicas, transição energética e reposicionamento geopolítico.

Sob o tema “África num mundo em mudança”, a cimeira deste ano decorre num momento decisivo, com o continente a enfrentar pressões inflacionistas, disrupção digital e desafios climáticos, mas também a afirmar-se como uma nova fronteira para investimento, inovação e liderança global. 

A sessão dedicada a Angola procura reflectir sobre o legado das últimas cinco décadas e projectar as oportunidades estratégicas que emergem com o marco do cinquentenário da independência, destacando os caminhos para um crescimento sustentável e inclusivo.

A programação inclui também temas como “Futuro das Finanças: Desbloqueando o Potencial de Capital de África”, “Missão 300: Construindo um futuro energético sustentável para África”, “IA e infra-estrutura: Desbloqueando a economia tecnológica de África” e “Futuro da Fintech Africana”.

O fórum servirá ainda como plataforma para avaliar o papel em transformação de África na governação global, com sessões como “A Presidência da África do Sul no G20 - Um ponto de viragem para a influência global de África?” e “As relações entre os EUA e África na era Trump”, abordando temas de diplomacia económica, transição energética e alianças estratégicas.

“Estas discussões enquadram o papel em evolução de África na governação global e os seus esforços para afirmar uma maior influência na tomada de decisões internacionais. Sob o tema da igualdade, solidariedade e sustentabilidade, a presidência sul-africana do G20 tem promovido sistemas financeiros mais justos e uma cooperação mais forte, que serão postos à prova com a transição da presidência para os EUA em 2026”, lê-se numa nota consultada pela Economia & Mercado.

Entre os oradores confirmados para a 12.ª edição da Cimeira FT África destacam-se líderes como Amina J. Mohammed, vice-secretária-geral das Nações Unidas; Alexandre Barro Chambrier, vice-presidente do Governo do Gabão; Ronald Lamola, ministro das Relações Internacionais e Cooperação da República da África do Sul; Jyoti Jeetun, ministro dos Serviços Financeiros e Planeamento Económico da República das Maurícias; Mahmoud Mohieldin, enviado Especial da ONU para o Financiamento do Desenvolvimento Sustentável e Campeão Climático de Alto Nível da COP27; Leslie Maasdorp, CEO da British International Investment (BII); e Bassim Haidar, fundador e presidente da Optasia.