Angola está entre os 10 principais contribuintes para o Produto Interno Bruto (PIB) de África, segundo informação da Statisense, empresa especializada em análise de relatórios financeiros, avaliação de extratos bancários e serviços de chatbot de Inteligência Artificial.
Com uma participação de 2,92%, Angola ocupa a nona posição do ranking, à frente da Tanzânia, que contribui com 2,72% no PIB de África. De acordo com o relatório, a Nigéria, com 12,50% de participação no PIB de África, fecha o ‘top 3’ da lista. A Argélia, Etiópia e Marrocos ocupam a quarta, quinta e sexta posição, com 8,26%, 5,65% e 4,85% de participação, respectivamente. O Sudão e o Quénia, na sétima e oitava posição, são os países com participações mais próximas a Angola.
Os 54 países africanos contribuem de forma diferente para o PIB total do continente. Algumas nações se destacam como potências económicas, enquanto outras seguem lutando devido a vários desafios, como instabilidade política, infraestrutura precária ou falta de diversificação, de acordo com o documento que citamos.
O PIB é o valor monetário total de todos os bens e serviços produzidos dentro das fronteiras de um país durante um período específico. É um scorecard da saúde económica de um país.
De acordo com as últimas Perspetivas Económicas do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), espera-se que 41 países africanos experimentem taxas de crescimento mais fortes em 2024 em comparação com 2023.
Além disso, o FMI previu que seis das 10 economias com melhor desempenho em todo o mundo em 2024 serão africanas.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)