A empresa Soul Rock Lda, em parceria com a Minbos Resources, vai produzir o primeiro fertilizante fosfato no País, no segundo trimestre de 2024.
O intento foi revelado durante o workshop sobre “A importância da produção local de fertilizantes e a contribuição para a segurança alimentar de Angola”, recentemente realizado no Huambo.
A estimativa de produção é de 180 mil toneladas de fertilizantes fosfato, por ano, na unidade fabril em construção em Cabida, cujo lançamento está para Março de 2024.
Qualidade e acessibilidade
Quanto a aplicação, é apropriado para solos ácidos, com vista a responder aos desafios da correcção das terras aráveis do País e elevar os níveis de produção com um potencial em até dez vezes.
O produto é adequado às terras húmidas e resistentes as chuvas para além de possuir uma solubilidade gradativa, o que poderá favorecer as plantas na relação com os solos.
Em função das características, os promotores asseguram que o fertilizante será mais barato e com capacidade de resposta aos problemas do sector, bem como potenciar a produção de alimentos, principalmente para os agricultores de baixa renda e comerciais.
O fertilizante está em experiência no Huambo, Bié, Kwanza Sul, Malanje e Huíla. O plano é expandir para outras províncias com vista a reduzir a dependência de importação de alimentos e trazer uma contribuição significativa para a agricultura.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












