IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Angola pretende reduzir em 24% emissões de Gases de Efeito Estufa até 2025

Joaquina Dungue
22/8/2023
1
2
Foto:
DR

As iniciativas visam tornar Angola num país competitivo com outras regiões na indústria petrolífera.

Angola pretende reduzir as emissões de Gás de Efeito Estufa (GEE) em 24% até 2025, informou o engenheiro Guilherme Ventura, representante da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).

A informação foi avançada durante a terceira edição do Webinar – Descomplicar o Orçamento Geral do Estado (OGE), sob o tema “Resposta aos choques climáticos”, realizado nesta terça-feira (22), em Luanda.

De acordo com o engenheiro, as iniciativas actuais no sub-sector de petróleo e gás em Angola, visam contribuir no alcance das metas das Contribuições Nacionais Determinadas de 2021 (NDC). O sector da energia contribui com 73% das emissões globais de GEE.

“Para além do combate às alterações climáticas”, disse, “as iniciativas visam também tornar Angola num país competitivo com outras regiões na indústria petrolífera, já que, os projectos, para além da viabilidade técnica e económica também são avaliados pela pegada de carbono”.

Guilherme Ventura afirmou que as alterações climáticas são uma realidade e que os países precisam agir agora para evitar o desastre climático.

“Deve-se reconhecer os diferentes estágios de desenvolvimento económico entre os países e regiões. É preciso assegurar uma transição justa”, apelou.