A Pumangol anunciou nesta quinta-feira, 12 de Junho, através do seu director-geral adjunto, Caetano Pinto, que o prémio para os vencedores do programa “Boa Energia Digital” está quantificado em 15 milhões de kwanzas.
Além disso, o alto responsável, em exclusivo à Economia & Mercado (E&M), falou ainda de um financiamento de 60 milhões de kwanzas destinados para o desenvolvimento e a implementação do projecto.
Explica que, numa primeira fase, a Pumangol deverá seleccionar os 10 melhores projectos, que passarão a ter uma mentoria de toda a estrutura.
Dirigida para jovens angolanos, entre os 18 e os 30 anos, com interesse nas áreas de inovação, tecnologia e energias, a iniciativa, cujas pré-inscrições deram início nesta quinta-feira, 12, surge como programa de incubação tecnológica, com foco no desenvolvimento de soluções digitais aplicadas ao sector do petróleo e gás.
Aliás, entre os objectivos da iniciativa perfilam a necessidade de atrair talentos e ideias inovadoras que contribuam para melhorar a experiência dos clientes, optimizar processos e promover práticas sustentáveis através da adopção de tecnologias emergentes.
“E, com o lançamento do programa Boa Energia Digital, a Pumangol marca aqui um capítulo importante na sua estratégia tecnológica, porque a partir deste programa vamos também passar a investir em criação e inovação de produtos tecnológicos feitos por angolanos, por jovens com muita capacidade criativa e que na realidade o que falta para muitos desses talentos são recursos. São financiamentos”, acrescentou.