IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

ANPG assina acordos com três instituições nacionais do ensino superior

Cláudio Gomes
14/9/2023
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

Os acordos foram celebrados hoje com a Universidades Agostinho Neto (UAN), Universidade Católica de Angola (UCAN) e com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

Rubricados em Luanda, à margem da cerimónia de abertura da IV Edição da Conferência Angola Oil & Gas (AOG 2023), subordinado ao lema “Segurança energética, descarbonização e desenvolvimento sustentável”, o protocolo estabelece a criação de um programa de cooperação para prestar apoio técnico à Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) nas áreas de desenvolvimento energético e produção de petróleo, gás, biocombustíveis e energia renovável.

Segundo o órgão, o acordo estende-se também para a investigação científica e capacitação do capital humano, que será feito mediante a um programa de licenciaturas, mestrados e doutoramentos que será preparado pelas partes.

O presidente do Conselho de Administração da ANPG valorizou o acto destacando a necessidade da aproximação entre o mercado de trabalho e os quadros nacionais, bem como o apoio imprescindível da investigação no sector petrolífero em particular.

“O sector petrolífero depende de processos de investigação contínuos e de formação especializada. É motivo de satisfação acrescida e uma mais-valia para a assumpção da expertise nacional num dos sectores mais relevantes da nossa economia”, referiu Paulino Jerónimo, subscritor do acordo pela ANPG.

A ANPG foi criada em 2019 por via do Decreto Presidencial n.º 49/19, de 6 de Fevereiro, na sequência do programa de reorganização do sector petrolífero em Angola. O órgão foi criado para assegurar maior coordenação política, aumentar a eficácia dos processos e criar condições para as actividades de investimento privado na indústria petrolífera nacional.

AOG 2023 apresenta uma oportunidade única para as partes interessadas em toda a cadeia de valor energético se unirem, estabelecerem redes e encontrarem novas oportunidades de negócios.

Este ano, decorre subordinado ao lema “Segurança energética, descarbonização e desenvolvimento sustentável”, numa iniciativa conjunta do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás; Agência Nacional do Petróleo, Gás; Agência de Biocombustíveis; AIDAC e a Câmara Africana de Energia. Trata-se de um evento que reúne anualmente em Angola responsáveis mundiais do sector petrolífero e que a ANPG apoia desde a sua primeira edição.