IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

ANPG e TotalEnergies inauguram FabLab Kubanga para capacitar empreendedores

Adnardo Barros
29/10/2025
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

A meta será alcançada através de programas de formação teórico-práticos e acesso a tecnologias avançadas, como impressão 3D, corte a laser e prototipagem.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a TotalEnergies e os parceiros do Grupo Empreiteiro do Bloco 17 inauguraram, esta terça-feira, em Luanda, o FabLab Kubanga Angola, um laboratório científico de alta tecnologia instalado na Universidade Óscar Ribas que visa apoiar o empreendedorismo e a inovação no país.

A iniciativa resulta de uma parceria com a Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), o estúdio internacional de inovação Schoolab e a Escola de Negócios EM Lyon Business School.

De acordo com o documento a que a revista Economia & Mercado (E&M) teve acesso, o objectivo do FabLab Kubanga é fortalecer o ecossistema nacional de empreendedorismo e promover a inovação e inclusão. A meta será alcançada através de programas de formação teórico-práticos e acesso a tecnologias avançadas, como impressão 3D, corte a laser e prototipagem.

Durante a cerimónia de inauguração, a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Almeida, afirmou que a área é vital para promover mudanças estruturais na diversificação económica, crescimento da produtividade, criação de empregos e aumento da competitividade. "Este FabLab é um espaço onde os estudantes quebrarão fronteiras entre a teoria e a prática", declarou.

Anacy Lourenço, Coordenadora de Projectos Sociais da ANPG, anunciou o investimento de 250 mil dólares americanos no projecto pelo sector petrolífero. A responsável salientou que a iniciativa exemplifica o contributo do sector para a diversificação económica, a formação de competências e o fortalecimento do empreendedorismo juvenil.

O Director Geral da TotalEnergies Angola, Martin Deffontaines, classificou o momento como um marco histórico para a capacitação académica e científica dos jovens. "Com este laboratório os jovens terão acesso a uma rede internacional que é uma verdadeira fábrica de ideias e de inovação", afirmou.

Anualmente, o programa beneficiará mais de 750 jovens, incluindo estudantes universitários, investigadores e empreendedores. O laboratório integra uma rede internacional FABLAB liderada pela Universidade MIT de Boston.