IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

António Costa visita Banco Caixa Angola e Fortaleza de São Francisco do Penedo

Agostinho Rodrigues
6/6/2023
1
2
Foto:
DR

O Chefe do Governo português visita esta manhã infra-estruturas sociais e financeira.

A agenda do Primeiro-ministro português reserva para o dia de hoje uma visita ao Banco Caixa Angola, a Fortaleza de São Francisco do Penedo e a Escola Portuguesa.

Neste último dia de visita a Angola, que iniciou ontem (terça-feira) no quadro do reforço da cooperação entre os dois países, António Costa deixa Luanda ainda hoje, com destino à África do Sul, para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões com comunidades portuguesas residentes naquele país, onde se encontra já o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Durante a visita oficial a Angola de António Costa foram rubricados 13 instrumentos juridicos, no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação Portugal-Angola 2023-2027.

Um dos instrumentos jurídicos assinados é o 5º Aditamento à Convenção entre os dois países relativa à cobertura de riscos de créditos à exportação de bens e serviços de origem portuguesa para Angola.

O contrato de financiamento entre a Caixa Geral de Depósitos e Angola, para reabilitação da estrada nacional 250 (troço Lumege – Cameia – Lucano – Luau, na província do Moxico), para além do projecto de mobilidade na província de Cabinda (eixo Cabinda - Miconje).

Ainda com o Caixa Geral de Depósitos e Angola foi assinado o contrato de financiamento para projecto de conclusão e reparação da autoestrada N´Zeto (Soyo).

O reforço da cooperação entre os dois países permitiu a assinatura do memorando de entendimento no âmbito da formação, apoio laboratorial, troca de Informações e partilha de boas práticas entre a Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar de Angola (ANIESA) e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica de Portugal (ASAE).

Também foi rubricado o protocolo entre o Centro de Formação de Jornalistas de Angola e a LUSA para formação profissional de jornalistas, o protocolo de cooperação entre o Serviço de Investigação Criminal de Angola (SIC) e a Autoridade de Segurança Alimentar de Portugal (ASAE), entre outros instrumentos jurídicos.