Em 2024, António dos Santos Domingos, que substitui no cargo Ana Major, deverá trabalhar em estreita colaboração com Nelson Pedro Rodrigues de Oliveira, nomeado, na sequência, como novo presidente da Comissão Executiva (PCE/CEO) da empresa de aviação comercial. A alteração foi formalizada hoje, terça-feira, 05, numa Assembleia Geral Extraordinária dos accionistas da companhia.
“Trabalhar com espírito de missão, com coragem e com abnegação para que a TAAG traga alegrias aos angolanos e se afirme como uma companhia de bandeira cada vez mais relevante é o nosso grande objectivo. Sabemos bem das dificuldades a nível interno e externo, e também da necessidade de trabalharmos em conjunto para não defraudar quem em nós acredita”, disse, citado no comunicado oficial.
Por isso, dizemos presente e contamos com todos para fazermos frente aos desafios que temos”. Acrescenta ainda que “o caminho a percorrer será naturalmente facilitado por muitas das decisões tomadas no passado recente e pelo trabalho de toda uma equipa que connosco permanece em funções”.
De acordo com um comunicado consultado hoje, terça-feira, 05, pela Economia & Mercado, o novo PCA da TAAG tem passagem pela Sonangol, Sonair, Helimalongo, Sonagesa, Banco Caixa Angola, Sonagás e Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
No que às competências académicas diz respeito, lê-se no documento, o gestor é licenciatura e mestrado Economia Financeira. “É um gestor com currículo de referência e traz consigo um vasto capital de experiência construído ao longo de mais de 30 anos”, lê-se.
Por sua vez, Nelson de Oliveira, que substitui no cargo o espanhol Eduardo Fairen, desempenhou funções na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), e regressa à TAAG, onde por 38 anos, desempenhou funções técnicas, que o catapultaram na carreira para funções seniores de direcção na componente da manutenção e engenharias, com especial foco nas frotas B777, B737 e Dash-8.
O novo PCE é licenciado em gestão de empresas com especialidade em gestão de transportes aéreos e ainda licenças e certificações da ANAC e das Forças Armadas Angolana (FAA).
A nova equipa da TAAG integra, também, com Miguel Carneiro, nomeado como administrador não-executivo, gestor que desempenhou funções de consultor do gabinete do Ministro dos Transportes, com foco no subsector da Aviação Civil. Tem 20 anos de experiência em áreas transversais de gestão.
“Possui uma licenciatura em administração de negócios de aviação com especialização em gestão de companhias aéreas, um mestrado em business (MBA) e uma pós-graduação em estratégia empresarial e inovação. Tem ainda duas certificações em auditoria interna pela IATA”, pode-se ler no comunicado.
Segundo o documento, os restantes administradores mantêm-se em funções. Trata-se de Misayely Celestino Isaac Abias, Iuri Miguel Guerra Neto, como administradores não-executivos; e João Miguel da Gama Lobo Semedo, Sais Daalaoui; Maria Manuela Resende da Costa Pardal; Nowel R. Nagala; Custódia Gabriela Pereira Bastos; Susana Ramos, como administradores-executivos.
De acordo com o documento, depois de realizado pela tutela um extenso e criterioso processo de procura e de selecção, a escolha dos novos gestores responde à necessidade de um maior e mais robusto alinhamento do processo de recuperação da companhia aérea iniciado em 2021 com os objectivos do Governo de Angola para o sector dos transportes e do subsector da aviação civil em particular.