Antes do actual cargo, o ex- ministro angolano das Finanças, ao tempo do presidente José Eduardo dos Santos, foi director executivo suplente da mesma instituição, de Novembro de 2018 até 31 de Outubro de 2020.
O escritório do director executivo é conhecido como Constituência do grupo 3 de África. É um dos 25 directores do grupo Banco Mundial. O director representa a Constituência nas reuniões.
Em Angola, Armando Manuel foi ministro das Finanças, no período entre 2013 e 2016. Antes da ascensão ao cargo ministerial, ocupou várias outras tarefas de nível sénior, incluindo a de assessor de política económica do Presidente da República e do Fundo Soberano e Desenvolvimento de Angola.
Na sua gestão, conduziu o processo de estabilidade macroeconómica com várias reformas estruturais, particularmente na época em que os preços globais do petróleo sofreram uma espiral descendente.
Armando Manuel formou-se em Economia pela Universidade Agostinho Neto. Possui um MSc em Economia pela London Guildhall University de Londres, no Reino Unido. Em 2014,foi premiado como ministro das Finanças do Ano, pelos banqueiros africanos.