A pool, ou convénio de seguradoras, é formada por um grupo de seguradoras para operações de co-seguro de modo a gerir riscos especiais ou sobre catástrofes da indústria petroquímica.
Formam a primeira pool da história dos seguros em Angola a ENSA, Nossa Seguros, Sanlam, Fidelidade, Protteja, BIC Seguros, Liberty & Trevo, Fortaleza, STA, Aliança e Giant.
A lei angolana define o co-seguro como um seguro realizado por duas ou mais seguradoras referente ao mesmo risco em que cada seguradora assume a responsabilidade por uma parte do risco, de acordo coma Lei 1/00 de 3 de Fevereiro da actividade seguradora.
De acordo com o Administrador da ARSEG, Jardel Duarte, citado pela nota do regulador do sector dos seguros, "foram aprovadas as seguradoras que apresentaram os critérios de selecção para a pool de co-seguros petrolíferos, como estarem a operar a um tempo mínimo de três anos, com um rácio de solvência positivo e capital social necessário exigido para a actividade".
Em suma, de acordo com os critérios de elegibilidade para integrar a pool, principalmente da indústria petroquímica, estas 11 são as seguradoras angolanas, literalmente, mais “saudáveis” do mercado e capazes de cobrir os sinistros da indústria petroquímica.
Assim, das 26 seguradoras, ficam de fora da primeira pool do sector dos seguros em Angola a Mundial Seguros, Global,Confiança, Tranquilidade, Triunfal, Super Auto, Prudencial, Royal, Fortaleza, Sol, Trevo, Bonws e a Internacional Seguros.
Não tendo sido elegíveis para formar a pool da indústria petroquímica, podem, no futuro, formar outra pool num sector onde a cobertura de sinistros é menos exigente do ponto de vista financeiro que a indústria petroquímica.