O vôo inaugural da Asky Airlines (Lomé - Luanda), que também se vai encarregar de estabelecer a ligação área de Angola com outros países das regiões ocidental e central de África, ocorreu no dia 02 de Agosto de 2023.
Nowel Ngala, director comercial da companhia em causa, informou, durante a colectiva de imprensa no aeroporto internacional "4 de Fevereiro", que Luanda constitui o vigésimo sétimo destino em África. Dois meses depois, acrescentou, a rota será alargada para Nairobi (Quénia).
A rota Luanda-Lomé e vice-versa, disse, será sustentada com três vôos semanais (Segunda, quarta e sexta). Sem precisar o montante do investimento, Nowel Ngala informou ainda que a Asky Airlines comprou uma aeronave especificamente para assegurar o novo itinerário.
Hélder Marcelino, secretário de Estado do Turismo, congratulou-se com a iniciativa da companhia área, tida pan-africana, pois vai contribuir para o reforço comercial e do turismo com os países das regiões central e ocidental do continente africano.
Monique Ekpong, embaixadora da Nigéria em Angola, disse estar satisfeita com entrada de mais uma companhia área na rota Luanda e as capitais de outros países da África Ocidental e Central, pois vai haver concorrência, sendo que a TAAG será obrigada a rever o preço dos bilhetes.
A Asky Airlines foi criada em 2007 por três instituições bancárias regionais de África, Banco de Investimento da CEDEAO (EBID); Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD) e Grupo ECOBANK (ETI). Têm a Ethiopian Airlines como parceira. Possui uma frota com 15 aviões.