IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Azule Energy e Ministério da Saúde assinam memorando para expandir projecto de cirurgia cardíaca

Redacção
9/10/2025
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

O acordo prevê um investimento de 18 milhões de euros, a ser aplicado entre 2026 e 2028.

A Azule Energy e o Ministério da Saúde de Angola assinaram, esta quarta-feira, 8 de Outubro, um memorando de entendimento para a segunda fase de um projecto de reforço dos serviços de cardiologia e cirurgia cardíaca no país.

A iniciativa, orçada em 18 milhões de euros e com duração de três anos (2026-2028), visa ampliar a capacidade técnica e humana do Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento. A segunda fase do projecto tem como objectivo a expansão dos serviços de cardiologia para as províncias de Benguela, Huíla e Huambo. O projecto prevê ainda a criação da primeira Rede Nacional de Cirurgia Cardíaca em Angola.

O memorando foi assinado pelo CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, e pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta. A cerimónia contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da direcção do hospital, da Azule Energy e da Embaixada de Itália em Angola.

O CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, afirmou que a parceria "vai além de um investimento social", representando um "compromisso de longo prazo com o desenvolvimento humano de Angola". Acrescentou "da mesma forma que geramos energia com responsabilidade, pretendemos gerar energia social aquela que salva vidas, forma talentos e inspira confiança".

A primeira fase do projecto, decorrida entre Junho de 2022 e Junho de 2025, permitiu a realização de 284 cirurgias cardíacas e a formação de mais de 1 100 profissionais de saúde.