O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) reviu em baixa as previsões de crescimento para África nos próximos dois anos, num contexto que descreve como "circunstâncias globais sem precedentes" e "mudanças sísmicas nas políticas comerciais das principais economias".
A redução abrupta da ajuda internacional colocará sob stress as economias mais débeis de África, segundo o relatório Perspectivas Económicas Africanas.
No geral, o banco projecta agora um crescimento de 3,9%em 2025 e 4% em 2026 - uma revisão em baixa de 0,2 e 0,4 pontos percentuais, respectivamente.
Apesar do contexto de incerteza, 21 países africanos deverão ainda registar crescimentos económicos superiores a 5% este ano, resiliência que o banco atribui a reformas internas eficazes, diversificação relativa e melhor gestão macroeconómica na última década.
O BAD exortou os países membros a continuarem a concretizar o seu potencial de desenvolvimento através de investimentos estratégicos, apoio político e mecanismos de financiamento inovadores.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)