O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) doou ao Estado angolano, por intermédio do Ministério das Finanças, um milhão de dólares, proveniente do Fundo de Emergência da referida instituição financeira.
A doação é destinada a atender situações de emergência nutricional na província do Bié, em dois municípios, Kuito e Nhareia, reforçando desta forma um programa do Governo em curso, de alimentação terapêutica e suplementar para as crianças entre os seis meses e os dois anos de idade.
Da parte do governo angolano, rubricou o acordo a ministra das Finanças, Vera Deves, que em poucas palavras referiu que a doação vai reduzir a insegurança alimentar nos dois municípios.
Por sua vez, o representante do BAD, em Angola, Joseph Ribeiro, disse que Angola pode sempre contar com o BAD, instituição que está sensibilizada como o que se passa no Sul do país.
Joseph Ribeiro entende que a má nutrição tem consequências graves no desenvolvimento humano, no presente e deixa consequências negativas as futuras gerações.
Segundo dados do Governo, na província do Bié, a prevalência da má-nutrição nas crianças ronda os 50%, segundo dados de 2018, ultrapassando o linear de 15%, o máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A revalidada é extensiva a muitas províncias do Sul do país.
Para Vera Devas, a doação é mais uma ajuda das muitas que o Governo recebe de várias instituições, incluindo a sociedade civil.
Presenciaram o acto a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta e diretores de diferentes sectores dos Ministérios das Finanças.