O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) investiu recentemente 24,7 milhões USD no projecto de recuperação de emergência pós-ciclone Idai (PCIREP) no Zimbabwe, informou a instituição financeira em comunicado.
A execução do projecto está a cargo do Gabinete das Nações Unidas para Serviços de Projectos (UNOPS), em parceria com o governo zimbabweano.
Segundo o BAD, a componente eléctrica do PCIREP representa um investimento de 3,7 milhões USD e centrou-se no reforço de 155 quilómetros (Km) de linhas suspensas de 33 quilovolts (kV), bem como na construção de uma nova linha de distribuição de 12 Km de 33 kV em Chipenge e Chimanimani.
A verba acima também inclui a melhoria na infra-estrutura, como a substituição de postes de madeira por de aço, utilizando técnicas de instalação que ajudam a resistir às condições climáticas extremas.
O projecto, informou, inclui igualmente o fornecimento de equipamentos considerados essenciais, dentre os quais veículos e ferramentas para a empresa estatal de distribuição de electricidade do Zimbabwe (ZETDC).
De acordo com Selina Mudzinganyama, engenheira que supervisiona a reabilitação da linha eléctrica, citada no comunicado, o projecto apoiado pelo BAD ajudou a restaurar a electricidade para mais de 300 mil pessoas, reduzindo “significativamente” o número de falhas no sistema eléctrico.
“Os custos de manutenção também diminuíram porque o projecto actualizado foi construído para resistir a condições mais adversas. Clínicas, escolas e residências agora têm energia eléctrica confiável e as empresas podem operar sem interrupções”, declarou Selina Mudzinganyama.
Andreas Moyo, engenheiro de desenvolvimento da ZETDC para a região leste do Zimbabwe, reforçou as declarações de Selina Mudzinganyama, afirmando que actualmente se registam falhas normais, reparáveis em pelo menos uma hora. “Antes podíamos ficar muito tempo sem solução”.
O PCIREP, alude o comunicado, está alinhado com a estratégia nacional de desenvolvimento do Zimbabwe (NDS1) e demonstra como investimentos direcionados em infra-estruturas podem transformar regiões inteiras.
Para Seaga Molepo, engenheiro de energia do BAD, as intervenções na infra-estrutura eléctrica, no âmbito do PCIREP, exemplificam a interseção crítica entre a recuperação de desastres e o desenvolvimento sustentável.
“A colaboração bem-sucedida entre o BAD, o governo do Zimbabwe e a UNOPS prova que, quando alinhamos os nossos esforços com prioridades estratégicas claras, particularmente ‘Iluminar e Electrificar África’, podemos garantir resultados transformadores que melhoram a qualidade de vida das pessoas que servimos.”, declarou Seaga Molepo.
Em 2019, os danos causados pelo ciclone Idai destruiu o sistema eléctrico e outras infra-estruturas sociais de Chipinge e Chimanimani, distritos orientais do Zimbabwe, que já foi a maior economia da SADC.